sexta-feira, 27 de junho de 2014


‘’O modelo dos modelos’’

Italo Calvino

‘’O livro é um mundo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive’’. Pr. Antonio Vieira.

O texto oferece ao leitor uma viagem pelos pensamentos de Palomar nas mais diversas situações quotidianas, observador incansável dos mistérios do mundo. Assim deve ser os professores de AEE que busquem permanentemente um fio condutor que una as múltiplas realidades fragmentadas.

Partindo das reflexões propostas pelo autor em seus escritos “O modelo dos modelos,” podemos estabelecer relações com o Atendimento Educacional Especializado procurando controlar tudo, o Senhor Palomar era impaciente e alcançava encontrar resultados completos e definitivos para suas indagações, assim deve ser os professores de AEE não impacientes, mas paciente com a certeza de que os objetivos serão alcançados, não de imediatos afinal estamos lutando com seres humanos de historia de vida diferente e que merecem total atenção por parte de todos, seja família, escola e sociedade.

A escrita de Calvino reflete com sensibilidade a condição de como o AEE deve realizar o sucesso das crianças que precisam desse atendimento. Tenho certeza que todos têm algo a aprender com o Senhor Palomar.

Assim como Italo Calvino nos convida ao misterioso mundo do cotidiano, somos convidados a fazer valer acontecer à inclusão, principalmente sendo o AEE a chave para que as crianças adquiram autonomia. Importante lembrar sobre o momento em que o professor avalia o aluno e a forma como isso é feito. Não é das tarefas mais fáceis, principalmente quando se pretende derramar uma atenção especial a sua amplitude e perceber as varias complexidades de que é compostas a personalidade desse aluno. Mesmo assim o professor mantém seu olhar de observador, quando pensa ter avaliado o necessário, eis que percebe que a cada momento faz novas descobertas, pois, o aluno se encontra em constante evolução.

 

 

 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Intervenções que o professor do AEE poderá realizar para efetivar o desenvolvimento do aluno.

Essa atividade se destina a qualquer público com TGD/TEA. Podendo ser desenvolvida na sala de aula, no AEE, no laboratório de informática e outros ambientes da escola.

Toca do Coelho
Toca do coelho é um jogo que tem por objetivo colocar a bolinha dentro dos copinhos (tocas) apenas movimentando. Pode ser confeccionados com uma caixa redonda, copos de Danone, uma bolinha  de gude, pode-se trabalhar com números ou letras.
Esse jogo é importante para desenvolver a coordenação, auxilia na atenção e nas estratégias para alcançar o seu objetivo.
                       
O professor de AEE deve disponibilizar para os alunos atividades lúdicas, pela importância que estas têm para o bom desenvolvimento da aprendizagem, os jogos devem fazer parte das propostas pedagógicas das salas de AEE e das salas de aula comum, brincando também se aprende, visto que vários autores se dedicaram a desenvolver teorias que ressalta o jogo como um recurso de aprendizagem. Através do jogo a criança não só aprende ler e escrever, mas outras habilidades que perpassam por toda sua existência, ampliando as formas de comunicação, comportamento e interação social.]

A Tecnologia Assistiva, segundo Bersch (2006, p.2), ”deve ser entendida como um auxilio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária.