Nome do Cursista: Francisca Lianauda Aquino Lima
Número da Turma: T20b
Estado / Município Polo: CE- Fortaleza
Estado / Município Abrangência: CE- Itapiúna
Nome da Escola: EEF Recanto da Criança
Estado / Município da Escola: CE-Itapiúna
Data(s) da realização da pesquisa: 08/05/2013
DADOS
SOBRE O MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(x ) 2.( ) 3.( ) 4.( ) 5.( ) Mais
que 5.( ) Quantas? _____
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim
( ).
Não
(x ). Quantas salas faltam? 05
3.
Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no
seu Município?
Menos
de 10.
|
( )
|
|
Entre
10 e 20.
|
( )
|
|
Mais
de 20.
|
(
x )
|
Quantos?
27
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma
deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
|
( )
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
(x)
|
·
A demanda de alunos.
|
( )
|
·
Outros. Especifique: __________________
|
( )
|
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede
Municipal.
|
(x)
|
Rede
Estadual.
|
( )
|
6. Dos recursos de
tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a
escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
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Tem na escola
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Não tem na Escola
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São usados nas
SRM
|
Não são usados
nas SRM
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Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
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x
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Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
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x
|
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Ponteira
de boca ou de cabeça
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x
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Tesoura
mola
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|
x
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Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
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x
|
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|
x
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Plano
inclinado
|
|
x
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|
|
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência
física
|
x
|
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|
x
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Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis,
cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
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|
x
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|
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Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
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|
x
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Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
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x
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Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
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x
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Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
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|
x
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Teclados
virtuais com varredura
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|
x
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Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos
de teclas
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|
x
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Colméia
de acrílico para teclado
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x
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|
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
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|
x
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|
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou
ocular
|
|
x
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Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração,
sopro, piscar, ......
|
|
x
|
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Mouse
com plug para entrada de acionador
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|
x
|
|
|
|
Monitor
de tela de toque
|
|
x
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Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
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|
x
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Software
leitor de tela
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|
x
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Software
de OCR para leitura de texto impresso
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|
x
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|
Software
para ampliação de tela
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|
x
|
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Reglete
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|
x
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Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
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|
x
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Caderno
para escrita ampliada
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x
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Lupa
com luz, manual ou de mesa
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|
x
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Lupa
sem luz, manual ou de mesa
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|
x
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Lupa
eletrônica
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|
x
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Guia
para assinatura
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x
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Máquina
de escrever em Braille
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x
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Impressora
Braille
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|
x
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Sorobã
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|
x
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|
|
Calculadora
com retorno auditivo
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|
x
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|
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Bengalas
dobráveis
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|
x
|
|
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Relógio
com retorno auditivo ou relevo
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|
x
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|
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Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
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|
x
|
|
|
|
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
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|
x
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|
|
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Sistema
FM
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x
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CDs
ou softwares em libras e português
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x
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|
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|
Dicionário
em libras
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|
x
|
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|
|
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para
alunos com surdez.
|
|
x
|
|
|
|
7. Quais são as ações da
educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o
caso, pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
(x )
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
( )
|
·
Promove formação continuada de
professores da sala de aula comum.
|
( x )
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
( x )
|
·
Orienta as famílias.
|
(x )
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade.
|
(x )
|
·
Outras. Especifique:
|
( )
|
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? 21
·
Quantos são de outras escolas? 06
9.
No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está
previsto a oferta do AEE?
Sim
( ). De que forma?
Não
( x ). Por quê?
Resposta: A escola já disponibiliza
esta oferta á vários anos.
10.
Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
(1)
|
·
Adequação de banheiros.
|
(1)
|
·
Sinalização sonora.
|
(3)
|
·
Alargamento de portas.
|
(1)
|
·
Sinalização visual.
|
(3)
|
·
Sinalização tátil.
|
(3)
|
·
Nenhuma adequação.
|
( )
|
Outros. Especifique:
|
( )
|
11. Quais são as ações desenvolvidas
pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Atividades conforme o tipo
de deficiência vivenciada, trabalho em grupo e individual, confecção de jogos
visando serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento e ambiente
escolar.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse
serviço?
Não
( ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________
Sim
(x ). Em que?
Na
socialização, no ensino aprendizagem, no raciocínio lógico e na forma de vê a
inclusão valer a pena. _______________________________________________________________________________________________________________________
13. Como o Professor de
AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam
atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: _Nas
rodas de conversas, pesquisando atividades conjuntas e socializando avanços e
dificuldades.__________________________________________________
_____________________________________________________________
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: _Algumas
com participação assídua e comprometida com a evolução dos filhos, outras não
estão nem ai, diz que os meninos vão ficar bom e que vão perder o beneficio que
o filho recebe
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da
escola selecionada para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
(x)
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
(x)
|
Os
alunos que frequentam no mesmo período são da zona rural e alegram não ter
condições de trazer, já chegam tarde em casa.
16. Outras observações que
você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
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