domingo, 26 de maio de 2013

Pesquisa sobre a Inclusão Escolar e a oferta do AEE no Município e na Escola



Nome do Cursista: Francisca Lianauda Aquino Lima
Número da Turma: T20b
Estado / Município Polo: CE- Fortaleza
Estado / Município Abrangência: CE- Itapiúna
Nome da Escola: EEF Recanto da Criança
Estado / Município da Escola: CE-Itapiúna
Data(s) da realização da pesquisa: 08/05/2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(x  )   2.(  )    3.(  )   4.(  )  5.(  )   Mais que 5.(  ) Quantas? _____
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não (x ). Quantas salas faltam? 05

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )

Entre 10 e 20.
(  )

Mais de 20.
( x )
Quantos? 27

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(x)
·         A demanda de alunos.
(  )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(x)
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

x



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

x



Ponteira de boca ou de cabeça

x



Tesoura mola

x



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
x


x

Plano inclinado

x



Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
x


x

Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.

x



Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

x



Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

x



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos

x



Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz

x



Teclados virtuais com varredura

x



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

x



Colméia de acrílico para teclado

x



Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

x



Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

x



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

x



Mouse com plug para entrada de acionador

x



Monitor de tela de toque

x



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

x



Software leitor de tela

x



Software de OCR para leitura de texto impresso

x



Software para ampliação de tela

x



Reglete

x



Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais

x



Caderno para escrita ampliada

x



Lupa com luz, manual ou de mesa

x



Lupa sem luz, manual ou de mesa

x



Lupa eletrônica

x



Guia para assinatura

x



Máquina de escrever em Braille

x



Impressora Braille

x



Sorobã

x



Calculadora com retorno auditivo

x



Bengalas dobráveis

x



Relógio com retorno auditivo ou relevo

x



Jogos com sinalização em Braille ou relevo

x



Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez

x



Sistema FM

x



CDs ou softwares em libras e português

x



Dicionário em libras

x



Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

x




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
(x  )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
(  )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( x )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( x )
·         Orienta as famílias.
(x  )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(x  )
·         Outras. Especifique:
(  )

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 21
·         Quantos são de outras escolas? 06

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (  ). De que forma?
Não ( x ). Por quê?
Resposta: A escola já disponibiliza esta oferta á vários anos.

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(3)
·         Alargamento de portas.
(1)
·         Sinalização visual.
(3)
·         Sinalização tátil.
(3)
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Atividades conforme o tipo de deficiência vivenciada, trabalho em grupo e individual, confecção de jogos visando serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento e ambiente escolar.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim (x  ). Em que?
Na socialização, no ensino aprendizagem, no raciocínio lógico e na forma de vê a inclusão valer a pena. _______________________________________________________________________________________________________________________

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: _Nas rodas de conversas, pesquisando atividades conjuntas e socializando avanços e dificuldades.__________________________________________________
_____________________________________________________________

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: _Algumas com participação assídua e comprometida com a evolução dos filhos, outras não estão nem ai, diz que os meninos vão ficar bom e que vão perder o beneficio que o filho recebe

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x)
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(x)
Os alunos que frequentam no mesmo período são da zona rural e alegram não ter condições de trazer, já chegam tarde em casa.

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário