Atendimento Educacional Especializado – AEE
Informativo diferenciando SURDOCEGUEIRA de DMU.
Lianauda Aquino
Segundo o fascículo AEE DMU,
as pessoas com surdocegueira estão divididas em quatro categorias: Surdos e se
tornam cegos; pessoas que se tornaram surdocegas; pessoas que nasceram com surdocegueira,
ou se tornaram surdocegas antes de terem aprendido alguma linguagem.
A surdocegueira é uma
deficiência única em que o individuo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e
da audição. É considerado surdocegueira a pessoa que apresenta estas duas
limitações, independente do grau das perdas auditiva e visual. A surdocegueira
pode ser congênita ou adquirida e não é deficiência múltipla.
Quando uma pessoa apresenta
mais de uma deficiência pode ser considerada deficiência múltipla. É uma
condição heterogenia que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando
associações diversas que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento
individual e o relacionamento social. As pessoas com deficiência múltipla
apresentam características especificas individuais, singulares e não apresentam
necessariamente ao mesmo tipo de deficiência, podem apresentar cegueira e
deficiência intelectual, deficiência auditiva e deficiência intelectual,
deficiência auditiva e autismo entre outras.
A necessidade básica do ser
humano, independente da habilidade ou nível de desenvolvimento cognitivo, é de
comunicação. Isso significa compartilhar sentimentos, desejos, ações,
experiências e pensamentos.
As crianças com múltipla
deficiência geralmente apresentam dificuldade de comunicar. A maior parte
desses alunos não apresenta linguagem verbal, mas pode comunicar-se por gestos,
olhar, movimentos corporais mínimos, sinais, objetos e símbolos. Necessitam
para isso, de pessoas interativas, receptivas que ofereçam apoio e incentivem
esse processo de comunicação não verbal.
Devemos considerar os
símbolos e os gestos, considerando primeiro o seu estagio de comunicação e suas
habilidades motoras antes de optar por um sistema, o uso de fotos, objetos
concretos, desenhos, contorno, são sistemas que devem ser levados em
consideração tanto para o estagio pré- simbólico como simbólico.
Abril de 2014
Muito bom seu texto ficou bem claro e objetivo, amei também a gravura.show!
ResponderExcluir