sábado, 19 de abril de 2014


 

Atendimento Educacional Especializado – AEE

Informativo diferenciando SURDOCEGUEIRA de DMU.

Lianauda Aquino



Segundo o fascículo AEE DMU, as pessoas com surdocegueira estão divididas em quatro categorias: Surdos e se tornam cegos; pessoas que se tornaram surdocegas; pessoas que nasceram com surdocegueira, ou se tornaram surdocegas antes de terem aprendido alguma linguagem.

A surdocegueira é uma deficiência única em que o individuo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocegueira a pessoa que apresenta estas duas limitações, independente do grau das perdas auditiva e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é deficiência múltipla.

Quando uma pessoa apresenta mais de uma deficiência pode ser considerada deficiência múltipla. É uma condição heterogenia que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social. As pessoas com deficiência múltipla apresentam características especificas individuais, singulares e não apresentam necessariamente ao mesmo tipo de deficiência, podem apresentar cegueira e deficiência intelectual, deficiência auditiva e deficiência intelectual, deficiência auditiva e autismo entre outras.

A necessidade básica do ser humano, independente da habilidade ou nível de desenvolvimento cognitivo, é de comunicação. Isso significa compartilhar sentimentos, desejos, ações, experiências e pensamentos.

As crianças com múltipla deficiência geralmente apresentam dificuldade de comunicar. A maior parte desses alunos não apresenta linguagem verbal, mas pode comunicar-se por gestos, olhar, movimentos corporais mínimos, sinais, objetos e símbolos. Necessitam para isso, de pessoas interativas, receptivas que ofereçam apoio e incentivem esse processo de comunicação não verbal.

Devemos considerar os símbolos e os gestos, considerando primeiro o seu estagio de comunicação e suas habilidades motoras antes de optar por um sistema, o uso de fotos, objetos concretos, desenhos, contorno, são sistemas que devem ser levados em consideração tanto para o estagio pré- simbólico como simbólico.

Abril de 2014

 

 

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto ficou bem claro e objetivo, amei também a gravura.show!

    ResponderExcluir