terça-feira, 6 de agosto de 2013

REFLEXÕES NA SRM E SEUS ATENDIMENTOS


AULA HOJE! NO AEE



Nos últimos anos as estratégias de aprendizagem têm adquirido uma importância cada vez maior na pratica educativa. O AEE tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. O Atendimento Educacional Especializado trabalha com o saber particular do educando aquilo que traz de casa, de suas convicções visando propiciar uma relação com o saber diferente do que possui ampliar sua autonomia pessoal, garantir outra formas de acesso ao conhecimento como por exemplo: Libras, Braille, Uso de Tecnologias, de diferentes estratégias, pensamentos, etc.

O Brasil tem avançado no pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas e cada uma das pessoas com deficiência. Cada vez mais nos empenhamos para que a deficiência não seja utilizada como motivo de impedimentos a realização dos sonhos, dos desejos, dos projetos, valorizando e estimulando o protagonismo e as escolhas dos brasileiros e das brasileiras com e sem deficiência. Realmente o trabalho do AEE não é tarefa fácil e exige persistência daqueles cuja responsabilidade lhe é atribuída. Os desafios da sala do AEE perpassam o espaço arquitetônico e ambiciona chegar nas mentes e nos corações das pessoas que convivem com alunos que tenham algum tipo de limitação diferenciada. Esse é um caminho árduo, pois encontramos pela frente nossas próprias dúvidas fraquezas. Acreditamos que no dia que entendermos verdadeiramente a capacidade dos nossos alunos e nos dispusermos a dar o melhor de nós a esses alunos, a sala do AEE não será mais vista como um espaço controverso.

Cabe ressaltar que o Professor ou professora do AEE deve e pode planejar diferentes situações que possibilitem a livre expressão do ser humano na dramatização, pintura, desenho, modelagem, dança, música, escrita, jogos pedagógicos entre outros. Um dos pontos marcantes no estudo e sobre o papel do professor de AEE é que tem um público- alvo da educação especial a ser atendido pela Sala de Recursos Multifuncionais um serviço da educação especial que “identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para plena participação dos discentes considerando suas necessidades específicas” (SEESP MEC, 2008).

Faz-se necessário abordar que é através do estudo de caso que o professor do Atendimento Educacional Especializado elabora e executa o plano de AEE, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos educacionais e de acessibilidade (MEC SEESP,2009). O professor deve indicar os aspectos que considera positivos no aluno ou em seu ambiente, os quais podem favorecer a aprendizagem e a interação dele na classe. A SRM é um espaço organizado em escolas comuns das redes de ensino. Na impossibilidade de ter uma sala em cada escola comum, a escola que a possuir pode atender ás escolas próximas, pois nos documentos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva este pensamento está bem claro.

Na tentativa de responder as questões relacionadas ao Atendimento Educacional Especializado tentei apresentar as principais informações a partir do uso dos procedimentos já mencionados. A realização dessa atividade possibilitou uma reflexão onde senti-me acolhida e valorizada pelo que em tão pouco tempo tenho e venho aprendendo.

ITAPIÚNA-CEARÁ
LIANAUDA AQUINO

Agosto de 13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Realmente Lianauda o trabalho do professor de AEE é um grande desafio, mas felizmente, os conhecimentos adquiridos nessa formação vêm nos fortalecendo nessa caminhada e diante de tamanha responsabilidade cada dia mais acreditamos na inclusão escolar. Parabéns pelo seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Bacana quando você relaciona o estudo do caso com o plano de AEE, pois a o sucesso do plano dependerá de um bom relato do caso para que possamos perceber as necessidades rais dos alunos com deficiência.

    Parabéns!
    []s

    ResponderExcluir
  3. Muito contente, aos pouco venceremos...

    ResponderExcluir