terça-feira, 26 de novembro de 2013

VÍDEO COM AUDIODESCRIÇÃO.

Imaginem uma pessoa cega ou com baixa visão em sala de aula ou em outros ambientes para assistir um filme ou mesmo realizar outras atividades educativas que precisa do recurso de audiodescrição.
Este vídeo é bem interessante pois desenvolve diversas tarefas com os alunos. Aborda a impressão dos sentidos e o sucesso alcançado por todos, bem como a dedicação e empenho no que é proposto.

Vale a pena conferir.
http://www.youtube.com/watch?v=Fe_fSO0eS7o

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Atendimento Educacional Especializado – AEE

Jogo de Boliche

Objetivo: Estimular a coordenação motora e a atenção.







Na sala de aula o uso do jogo bem como no AEE é um recurso pedagógico que traz muitas vantagens de aprendizagem, estimula o cognitivo, deixando as aulas mais atrativas e motivadas, desenvolve o sentimento de cooperação, socialização, respeito, percepção e autonomia, além de trazer muitos benefícios para o desenvolvimento intelectual.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atividades com letras em pedaços.
 Trata-se de um desafio que colabora para que os alunos conheçam as letras, construam e reconstruam suas formas, além de ser uma ótima atividade para auxiliar nas tarefas em grupos.
Materiais:
- 4 tipos de formas geométricas em quantidades suficientes para montar um alfabeto completo;
- Folha grande contendo as letras do alfabeto.
Estes recursos desenvolvem qualquer atividade, principalmente o conhecimento de letras, trabalha matemática, cores, formas e tamanho. Se você é conhecedor divulgue, caso não experimente, seus alunos vão gostar.
             




Vimos que o desenvolvimento de praticas pedagógicas no atual contexto educacional deve primar pela realização de atividades desafiadoras, que instiguem nos alunos a capacidade de criação, descoberta e construção de conhecimentos. Nessa perspectiva, acreditamos que as tarefas com letras em pedaços, um dos recursos potencializado na pratica e no avanço possibilitem os alunos com deficiência desenvolver tais habilidades.


sábado, 7 de setembro de 2013

PENSAR O SILÊNCIO.






                        COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA
                      Assim surge a CAA.  Pretende-se deste modo, possibilitar ás pessoas com deficiências uma autonomia que lhes permita um desenvolvimento integral capaz de levar a caminhar lado a lado com pessoas que facilmente acedem á informação. Trata-se, em ultima analise de incluir e valorizar as diferenças pessoais.
                      São varias as vantagens que aparecem associadas aos sistemas de comunicação alternativa aumentativa, que segundo Ribeiro, M. (1998) podemos destacar:
- Respeitam diferentes ritmos pessoais;
- Normalmente são de fácil aprendizagem;
- Não exigem grande coordenação motora;
- Requerem apenas o apontar e a confirmação do ouvinte;
- Ajudam na estruturação da linguagem;
                      A elaboração do plano de AEE, as parcerias, principalmente a família são ações bastante criteriosa acerca dos problemas, o desenvolvimento  seja motor, de aprendizagem, comunicação e ou cognitivo, social, entre outros do aluno, portanto é de fundamental importância na organização e elaboração do mesmo.
                      Recursos como as pranchas de comunicação, construídos com simbologia gráfica (BLISS, PCS e outros), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da Comunicação Alternativa Aumentativa para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos. A alta tecnologia dos vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou computador com softwares específicos garantem grande eficiência á função comunicativa.
                     


terça-feira, 6 de agosto de 2013

REFLEXÕES NA SRM E SEUS ATENDIMENTOS


AULA HOJE! NO AEE



Nos últimos anos as estratégias de aprendizagem têm adquirido uma importância cada vez maior na pratica educativa. O AEE tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. O Atendimento Educacional Especializado trabalha com o saber particular do educando aquilo que traz de casa, de suas convicções visando propiciar uma relação com o saber diferente do que possui ampliar sua autonomia pessoal, garantir outra formas de acesso ao conhecimento como por exemplo: Libras, Braille, Uso de Tecnologias, de diferentes estratégias, pensamentos, etc.

O Brasil tem avançado no pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas e cada uma das pessoas com deficiência. Cada vez mais nos empenhamos para que a deficiência não seja utilizada como motivo de impedimentos a realização dos sonhos, dos desejos, dos projetos, valorizando e estimulando o protagonismo e as escolhas dos brasileiros e das brasileiras com e sem deficiência. Realmente o trabalho do AEE não é tarefa fácil e exige persistência daqueles cuja responsabilidade lhe é atribuída. Os desafios da sala do AEE perpassam o espaço arquitetônico e ambiciona chegar nas mentes e nos corações das pessoas que convivem com alunos que tenham algum tipo de limitação diferenciada. Esse é um caminho árduo, pois encontramos pela frente nossas próprias dúvidas fraquezas. Acreditamos que no dia que entendermos verdadeiramente a capacidade dos nossos alunos e nos dispusermos a dar o melhor de nós a esses alunos, a sala do AEE não será mais vista como um espaço controverso.

Cabe ressaltar que o Professor ou professora do AEE deve e pode planejar diferentes situações que possibilitem a livre expressão do ser humano na dramatização, pintura, desenho, modelagem, dança, música, escrita, jogos pedagógicos entre outros. Um dos pontos marcantes no estudo e sobre o papel do professor de AEE é que tem um público- alvo da educação especial a ser atendido pela Sala de Recursos Multifuncionais um serviço da educação especial que “identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para plena participação dos discentes considerando suas necessidades específicas” (SEESP MEC, 2008).

Faz-se necessário abordar que é através do estudo de caso que o professor do Atendimento Educacional Especializado elabora e executa o plano de AEE, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos educacionais e de acessibilidade (MEC SEESP,2009). O professor deve indicar os aspectos que considera positivos no aluno ou em seu ambiente, os quais podem favorecer a aprendizagem e a interação dele na classe. A SRM é um espaço organizado em escolas comuns das redes de ensino. Na impossibilidade de ter uma sala em cada escola comum, a escola que a possuir pode atender ás escolas próximas, pois nos documentos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva este pensamento está bem claro.

Na tentativa de responder as questões relacionadas ao Atendimento Educacional Especializado tentei apresentar as principais informações a partir do uso dos procedimentos já mencionados. A realização dessa atividade possibilitou uma reflexão onde senti-me acolhida e valorizada pelo que em tão pouco tempo tenho e venho aprendendo.

ITAPIÚNA-CEARÁ
LIANAUDA AQUINO

Agosto de 13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

domingo, 26 de maio de 2013

EAD no Brasil: Conquistas e Dificuldades


Francisca Lianauda Aquino Lima

Itapiúna-CE- 27 de abril de 2013

Com o advento das tecnologias da comunicação e informação, os cursistas tem então, novas possibilidades de interatividade com o avanço das TIC através de uma relação interativa com equipamentos (computadores), conteúdos digitalizados disponíveis, transmitidos através dos recursos da internet.

De acordo com os textos de Jose Manuel, podemos observar a grande importância dos cursos a distância como também, as conquistas e dificuldades de ser um cursista à distância. Percebemos que a educação vem tendo avanços significativos e que ao mesmo tempo surge uma série de questionamentos a respeito da ideia de estudar a distância. Sabemos que a aprendizagem é um fenômeno recorrente a vida de todos os seres humanos, e que a capacidade de aprender não se esgota com a idade. ­­ Certamente algumas condições são necessárias para que o processo de aprendizagem se realize.

Acresce-se que o objetivo deste estudo é familiarizá-lo com essa modalidade de educação. A intenção não é formar especialistas em EAD, mas usuários e defensores de um ensino de qualidade. Vale salientar a importante participação nos encontros presenciais, um dos pontos positivos dos cursos a distância, momento em que o grupo reuni-se para refletir sobre as vantagens e desvantagens de um curso a distância como também, dos conteúdos em estudo ou a serem estudados pela turma em cada disciplina. 

Na EAD a qualidade da interação tutor-cursista é fundamental e determina qual abordagem pedagógica será utilizada. Assim sendo podemos dizer que diferentes tipos de interação determinam diferentes abordagens pedagógicas de EAD. Precisamos vivenciar uma nova pedagogia flexibilizar nossas aulas e aproveitar para aprender um pouco mais sobre algo tão importante para você, nós!

Pesquisa sobre a Inclusão Escolar e a oferta do AEE no Município e na Escola



Nome do Cursista: Francisca Lianauda Aquino Lima
Número da Turma: T20b
Estado / Município Polo: CE- Fortaleza
Estado / Município Abrangência: CE- Itapiúna
Nome da Escola: EEF Recanto da Criança
Estado / Município da Escola: CE-Itapiúna
Data(s) da realização da pesquisa: 08/05/2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(x  )   2.(  )    3.(  )   4.(  )  5.(  )   Mais que 5.(  ) Quantas? _____
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não (x ). Quantas salas faltam? 05

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )

Entre 10 e 20.
(  )

Mais de 20.
( x )
Quantos? 27

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(x)
·         A demanda de alunos.
(  )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(x)
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

x



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

x



Ponteira de boca ou de cabeça

x



Tesoura mola

x



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
x


x

Plano inclinado

x



Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
x


x

Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.

x



Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

x



Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

x



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos

x



Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz

x



Teclados virtuais com varredura

x



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

x



Colméia de acrílico para teclado

x



Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

x



Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

x



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

x



Mouse com plug para entrada de acionador

x



Monitor de tela de toque

x



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

x



Software leitor de tela

x



Software de OCR para leitura de texto impresso

x



Software para ampliação de tela

x



Reglete

x



Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais

x



Caderno para escrita ampliada

x



Lupa com luz, manual ou de mesa

x



Lupa sem luz, manual ou de mesa

x



Lupa eletrônica

x



Guia para assinatura

x



Máquina de escrever em Braille

x



Impressora Braille

x



Sorobã

x



Calculadora com retorno auditivo

x



Bengalas dobráveis

x



Relógio com retorno auditivo ou relevo

x



Jogos com sinalização em Braille ou relevo

x



Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez

x



Sistema FM

x



CDs ou softwares em libras e português

x



Dicionário em libras

x



Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

x




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
(x  )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
(  )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( x )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( x )
·         Orienta as famílias.
(x  )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(x  )
·         Outras. Especifique:
(  )

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 21
·         Quantos são de outras escolas? 06

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (  ). De que forma?
Não ( x ). Por quê?
Resposta: A escola já disponibiliza esta oferta á vários anos.

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(3)
·         Alargamento de portas.
(1)
·         Sinalização visual.
(3)
·         Sinalização tátil.
(3)
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Atividades conforme o tipo de deficiência vivenciada, trabalho em grupo e individual, confecção de jogos visando serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento e ambiente escolar.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim (x  ). Em que?
Na socialização, no ensino aprendizagem, no raciocínio lógico e na forma de vê a inclusão valer a pena. _______________________________________________________________________________________________________________________

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: _Nas rodas de conversas, pesquisando atividades conjuntas e socializando avanços e dificuldades.__________________________________________________
_____________________________________________________________

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: _Algumas com participação assídua e comprometida com a evolução dos filhos, outras não estão nem ai, diz que os meninos vão ficar bom e que vão perder o beneficio que o filho recebe

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x)
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(x)
Os alunos que frequentam no mesmo período são da zona rural e alegram não ter condições de trazer, já chegam tarde em casa.

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.